sexta-feira, 22 de maio de 2009

TORTILLA ESPANÕLA (Omelete de batata e cebola)




Azeite de oliva
1 kg de batata descascada, cortada em rodelas de 3-4 mm e assada
Sal
½ cebola média cozida cortada fino
4 ovos grandes

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com azeite uma assadeira e forre-a com uma camada de batata, polvilhe-a com sal e espalhe sobre ela rodelas de cebola. Regue com azeite. Continue a formar camadas até não haver mais batata e cebola. Asse-a por 45 minutos, soltando as batatas do fundo da assadeira e virando-as de vez em quando, com uma espátula.
Numa tigela grande, bata com um garfo os ovos, até que adquiram um cor homogênea .
Tempere com sal. Acrescente a batata e a cebola, separando-as tanto quanto possível, e pressione-as no fundo da tigela. Espere uns 10 minutos para assentar.
Esquente azeite numa frigideira de tamanho médio. Junte rapidamente a mistura de ovos e batata, alisando-a com a espátula, e abaixe o fogo. Sacuda a frigideira a todo momento, para evitar que o ovo grude no fundo. Quando o lado de baixo começar a dourar, vire a omelete num prato, cubra-o com outro e passe-a para o segundo prato.
Esquente uma colher de sopa de azeite, retire o prato de cima e faça a omelete escorregar para a frigideira, suavizando, com a espátula, qualquer diferença nas bordas. Continue sacudindo a frigideira. Doure-a ligeiramente, vire-a de novo e mantenha-a no fogo até o ovo estar firme. Corte a omelete ao meio ou em quartos e sirva-a quente o à temperatura ambiente. (Rende 8 a 10 porções, como tapa ,e 4 como prato principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário