Os tortellini frescos, pedaços de massa recheados de carne, queijo ou legumes, encontram-se já na maioria dos supermercados e charcutarias, facilitando portanto a preparação deste delicioso prato. |
40 g de manteiga sem sal
2 chalotas (ou 2 cebolinhas), finamente picadas
500 g de cogumelos, finamente cortados
I colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de vinho do Porto
500 ml de natas espessas
500 g de tortellini frescos
Derreta a manteiga em lume brando, numa frigideira, e cozinhe as chalotas com uma pitada de sal, cerca de 3 a 5 minutos, sem deixar alourar. Passe os cogumelos pelo sumo de limão, coloque-os na frigideira com mais uma pitada de sal e deixe cozinhar em lume brando, cerca de 10 a 15 minutos, ou até os cogumelos secarem e o líquido se evaporar. Junte o vinho do Porto e deixe apurar, 2 a 3 minutos ou até quase secar, tendo o cuidado de não deixar queimar. Junte as natas e cozinhe suavemente, cerca de 5 a 10 minutos, ou até o molho espessar o suficiente para aderir às costas de uma colher. Verifique os temperos.
Entretanto, leve ao lume uma panela grande com água e sal e deixe levantar fervura. Junte umas gotas de óleo, para evitar que a massa cole, e coza os tortellini de acordo com as instruções do fabricante. Escorra bem e divida os tortellini por quatro pratos aquecidos. Cubra com o molho e sirva com pimenta-preta moída na altura.
Sugestão do Chef Para um sabor mais intenso, misture, aos cogumelos de cultivo, alguns cogumelos selvagens secos, demolhados e escorridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário