1 lagosta viva de 700 g ou 2 caudas de lagosta congeladas
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
500 g de camarão sem casca
500 g de bacalhau fresco ou files de outro peixe de carne firme
250 g de lula, limpa
1 cebola pequena, picada
1 pimentão vermelho picado
3 dentes de alho picados
3 tomates médios, sem casca e sementes, picados
1 colher (chá) de açafrão em pó
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 folha de louro
½ colher (chá) de pimenta vermelha esmagada
¼ xícara (chá) de vinho branco seco
¼ xícara (chá) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
12 mariscos bem pequenos e limpos
12 mexilhões, lavados e escovados
O mais próximo possível do momento em que você for cozinhar a lagosta, peça a peixeiro para cortar as pinças e a cauda e quebre-as em pedaços próprios para servir. Se a lagosta for congelada, faça o mesmo com as caudas.
Esquente o azeite numa panela que possa ir à mesa e refogue rapidamente a lagosta, em fogo alto, por 3 minutos. Transfira-a para uma travessa e reserve.
Refogue o camarão e o peixe, em fogo alto, por 1 minuto e coloque-os na travessa. Ponha a lula na panela e refogue por 1 minuto. Adicione a cebola, a pimenta-do-reino e o alho e frite em fogo médio até a cebola murchar. Junte o tomate e o açafrão, 1 colher (sopa) de salsa, o louro, o tomilho, a pimenta esmagada e refogue por 2 minutos. Acrescente o vinho, suco de limão, sal e pimenta-do-reino e cozinhe, destampada, por 10 minutos; junte a lagosta e o peixe reservados, tampe e cozinhe em fogo brando por mais 10 minutos.
Coloque os mariscos e mexilhões numa frigideira, com ½ xícara de água, tampe e mantenha em fogo alto. À medida que as conchas forem se abrindo, transfira-as para a panela. Corte o peixe em pedaços. Sirva na própria panela. (Rende 6 porções)
* O melhor da Espanha *
* O melhor da Espanha *
Nenhum comentário:
Postar um comentário