sábado, 24 de dezembro de 2011

Frango Assado




1 frango com 1,8 kg
3 colheres (sopa) de óleo
60 g de manteiga sem sal
220 g de asas de frango
1 chalota (ou 1 cebolinha) picada
1 colher (sopa) de aipo picado
1 colher (sopa) de cenoura ralada
1 colher (sopa) de cebola picada
1 ramo de cheiros

Aqueça o forno a 200º C . Ate o frango *. Unte o fundo de urna assadeira com urna colher de sopa de óleo. Tempere o frango e unte-o com o resto do óleo. Coloque o frango de lado na assadeira, com a manteiga por cima. Leve ao forno, regando de 5 em 5 minutos com o líquido que se vai formando. Passados 15 minutos, volte o frango, regando com a mesma frequência. Passados mais 15 minutos, disponha o frango com o peito para cima e adicione as asas. Deixe assar, sem parar de regar, por mais 20 a 30 minutos ou até os sucos saírem transparentes.
Transfira o frango e as asas para uma travessa de ir ao forno, cubra com folha de alumínio e conserve-o em forno muito brando, para não esfriar. Coloque a assadeira sobre lume brando, durante 10 minutos, para clarificar a gordura (não é necessário mexer). Escorra a gordura em excesso. Retire as asas de frango da travessa, escorra o excesso de gordura e transfira-as para a assadeira. Junte os legumes e deixe cozinhar durante 2 minutos. Adicione 500 ml de água e o ramo de cheiros. Mexa (para soltar os pedaços agarrados à assadeira) e passe para uma caçarola. Deixe levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe em fogo brando (tendo o cuidado de ir retirando a gordura que se vai formando à superfície), cerca de 35 minutos ou até o molho ficar reduzido a cerca de um quarto do seu volume. Coe e tempere com sal e pimenta.
Para servir, retire o cordel e coloque o frango numa travessa. Sirva o molho numa molheira.
Sugestão do chef: Para verificar se o frango está cozinhado não são necessários processos complicados nem termómetros. Basta levantar o frango, inserindo um garfo de trinchar na cavidade, e deixar que o suco escorra. Se este sair transparente, o frango está assado. Se, no entanto, apresentar uma coloração rosada, mantenha-o no forno mais 5 a 10 minutos antes de testar novamente.
* Lave o interior e o exterior da ave e seque-a com papel absorvente. Ate o frango para conservar a sua forma.
Use um cordão vulgar para atar o frango. Ate as pernas, passando o cordão por baixo da pele do rabo.
Em seguida, passe o cordão por baixo das pernas e do corpo, em direção do pescoço.
Volte o frango e cruze o cordão, ao centro, por baixo das assas. Passe o cordão à volta das assas, para as achatar.
Dê um nó no cordão, para fixar as asas. Corte as pontas do cordão e o frango estará pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário