segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Massa Básica para Pão Doce I e II



MASSA BÁSICA PARA PÃO DOCE

1 kg de farinha de trigo especial
100 g de fermento fresco
200 g de açúcar
200 g de margarina em temperatura ambiente
5 ovos em temperatura ambiente
1 pitada de sal
¼ litro de água, aproximadamente (1 copo americano)

Teste o fermento fazendo a “esponjinha”. Deixe-a descansar e crescer por 15 minutos. Se começar a rachar, é sinal que o fermento é bom. Teste a farinha, apertando um punhado na mão. Se ficar uma bola, mude de marca. Se desmanchar, pode usá-la. Junte, então, o açúcar, a margarina, os ovos, o sal e a água. A quantidade de água pode variar em função da farinha usada. Como as melhores farinha são bem secas, absorvem bastante água.
Trabalhe a massa até que ela fique bem macia. Se ficar mole, polvilhe um pouco mais de farinha em volta e amasse. Quando ficar bem macia, está boa. Deixe descansar por 30 minutos, coberta com um pano. Passe por um cilindro para formar uma fita. Faça os pães em rolinhos, pincelo-os com ovos batidos e coloque-os em assadeiras untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Espere que eles cresçam, até quase dobrar de tamanho. Pincele novamente com os ovos e leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura de 200ºC por cerca de 20 minutos. Se puder, use o forno elétrico, onde é possível controlar bem a temperatura. Em cima, temperatura mínima, em baixo, média.


MASSA BÁSICA PARA ROSCA DOCE

1 litro de leite
100 g de fermento para pão (biólogico)
8 ovos (claras separadas)
250 g de margarina
½ kg de açúcar
1 xícara (chá) de cravo e canela
1 pitada de sal
3,5 kg de farinha de trigo, aproximadamente
150 g de fermento para pão

Misture 100 g de fermento com 100 g de farinha e ½ copo de leite morno. Deixe a mistura crescer por 10 a 15 minutos. Separe as claras e bata-as em neve. Se o fermento começar a rachar, está bom. Numa bacia grande, coloque as gemas, o leite restante, o açúcar, a margarina, o sal, o cravo e a canela e as claras em neve. Misture delicadamente. Aos poucos, junte a farinha, esfarelando as 150 g de fermento até que a massa desgrude da mão com facilidade. A massa doce é sempre mais escura e pesado que a de sal. As roscas feitas com essa massa podem ser recheadas com leite condensado e coco ou com uma mistura de canela e açúcar. Se quiser rechear com passas, deixe-as de molho em água com um pouco de açúcar, de um dia para o outro.

** Revista Cozinha de Fazenda**

Nenhum comentário:

Postar um comentário