quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Crostata Romana

1/2 xícara de geléia de damasco
150 g de açúcar
150 g de manteiga gelada
1 ovo
2 gemas
300 g de farinha de trigo
1 colher de (chá) de raspas de casca de limão
Pitada de sal

Corte a manteiga em cubos. Peneire a farinha, o sal e o açúcar em um plano de trabalho, faça um vulcão e coloque os cubos de manteiga no centro. Com a aajuda de uma faca, corte a manteiga dentro da farinha. Quando não conseguir mais cortar, trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia grossa. Adicione as raspas de casca de limão. Forme o vulcão novamente e junte as gemas e o ovo inteiro, ligue a massa embrulhe em filme plastico e leve a geladeira por 1 horas ou mais.
Retire 2/3 da massa e abra entre dois sacos plásticos levemente enfarinhados, com a espessura de 1/2  cm aproximadamente. Forre com a massa o fundo de uma assadeira de aro removivel de 22 cm de diâmetro. Amasse a geleia com um garfo para torná-la mais macia e espalhe sobre a massa, deixando uma borda de 1 cm como se fosse uma pizza..
Abra a massa restante da mesma maneira e com uma carretilha ou uma faca corte tiras de 2cm de largura. Vá colocando as tiras sobre a torta para fazer um quadriculado, corte as pontas e, com outra tira sobreponha a tira da borda de 1 cm que ficou reservada, pra fazer uma massa dupla. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até a torta estar dourada. Espere esfriar e sirva.
Se quiser dar mais brilho à torta, pincele as tirinhas com um ovo levemente batido antes de levar ao forno.

** extraido do livro "Luiz Cintra - Um chefe sem segredos" **

Nenhum comentário:

Postar um comentário