sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cappelleti in Brodo (Caldo de Cappelletti)



Enquanto nos empanturramos de pernil, lombo de porco, farofa, maiosene e outras coisinhas mais...o Cappelleti in Brodo é um prato tipo do Natal da Itália.

250 g de cappelleti, tortellini ou raviólis
8 xícaras (chá) de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de salsa, picada
Queij0 parmesão ralado para acompanhar

Numa panela grade com água salgada fervente, cozinhe a massa, mexendo de vez em quando, por 6 a 8 minutos ou até amolecer. Escora e passe-a por um jato de água fria. Escorra novamente.
No momento de servir, ponha o caldo para ferver, tempere-o com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a massa e mantenha-a em fogo brando até aquecê-la completamente. Par servir, distribua o caldo em quatro pratos, espalhando sobre cada um a salsa picada. O queijo dever ser servido à parte. (Rende 4 porções)

Salada Niçoise





è um prato bem conhecido e difundido em Paris, faz parte de muitos menus do Quartier Latin. De fácil execução bem apropriado para uma refeição ligeira e que sustenta.
Receita retirada do Panelinha

Para a salada
Ingredientes
1 lata de atum em conserva
1 maço de alface lisa
200 g de vagem
2 tomates médios
2 ovos
2 batatas médias
1/4 de pimentão verde
1/4 de pimentão vermelho
1/4 de pimentão amarelo
6 filés de anchovas em conserva
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes
1 colher (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e 1 colher (chá) de vinagre, deixe as folhas de molho por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas sem escorrer a água, assim as "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela. Seque bem as folhas, pois a água dilui o molho.

2. Numa panela média, coloque 1 litro de água com 1 colher (sopa) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as vagens e deixe cozinhar por 5 minutos. Prepare uma tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire as vagens da panela e transfira para a tigela, isso serve para cessar o cozimento. Quando esfriar, escorra.

3. Faça um corte em X na base de cada tomate. Na panela onde as vagens foram cozidas, coloque os tomates por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes.

4. Numa panela, cubra os ovos com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Descasque os ovos e corte-os em rodelas.

5. Descasque as batatas e corte em rodelas de 0,5 cm de espessura. Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as batatas e deixe cozinhar por 3 minutos.

6. Corte os pimentões na metade no sentido do comprimento e retire as sementes com as mãos. Corte 1/4 de cada pimentão em tirinhas de 1 cm de espessura.

7. Arrume as folhas de alface numa travessa. Disponha os filés de anchovas, as azeitonas e todos os outros ingredientes de maneira harmoniosa. Salpique com a salsinha e regue com o molho. Sirva a seguir.


Para o molho
Ingredientes
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Numa tigelinha, coloque a mostarda e o vinagre. Bata com um garfinho, enquanto acrescenta o azeite aos poucos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Salada com tomate e mozarela (INSALATA COM POMODORI E MOZZARELLA)



2 tomates maduros, mas firmes e frescos, cortados em rodelas
500 g de mozarela fresca, fatiada
1 cebola pequena, cortada em rodelas finas
Azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino
Folhas frescas de manjericão, cortadas em tirinhas

Arrume de modo decorativo, numa travessa de servir, o tomate, a mozarela e as rodelas de cebola. Tempere com sal, a pimenta-do-reino e o azeite, espalhando o manjericão por cima da salada. Sirva-a à temperatura ambiente. (rende 4 a 6 porções)

** livro o Melhor da Itália

Salada com tomate e mozarela (INSALATA COM POMODORI E MOZZARELLA)



2 tomates maduros, mas firmes e frescos, cortados em rodelas
500 g de mozarela fresca, fatiada
1 cebola pequena, cortada em rodelas finas
Azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino
Folhas frescas de manjericão, cortadas em tirinhas

Arrume de modo decorativo, numa travessa de servir, o tomate, a mozarela e as rodelas de cebola. Tempere com sal, a pimenta-do-reino e o azeite, espalhando o manjericão por cima da salada. Sirva-a à temperatura ambiente. (rende 4 a 6 porções)

** livro o Melhor da Itália

Salada verde com Parmesão (INSALATA COM LATTUGA E PARMEGIANO)


 
8 xícaras (chá) de verduras variadas, lavadas e enxugadas com cuidado e picadas, tais como: rúcula, escarola, agrião e alface
¼ xícara (chá) de folhas frescas de manjericão picadas ou salsa
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta-do-reino
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
100g de queijo parmesão cortado em anéis com um descascador de legumes

Numa travessa de salada, misture as folhas verdes com a salsa.
Coloque, numa tigela pequena, o vinagre, o sal, a pimenta-do-reino, juntando o azeite numa fio, e mexa energicamente para misturar bem. Tempere a salada com esse molho. Distribua-a em 6 pratos de salada, espalhando sobre cada um, antes de servir, o parmesão cortado em anéis. (rende 6 porções)

** livro O melhor da Itália

Caponata - Pasta de Berinjela



Prato típico da Sicília,  pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.

CAPONATA SICILIANA
Ingredientes:
4 berinjelas médias
6 folhas de aipo
2 cebolas
5 tomates maduros
150g de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de alcaparras
1 colher rasa de açúcar
3 colheres de vinagre de vinho tinto
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva
manjericão
sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer:
Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.


CAPONATA
(Patê de berinjela)

1 berinjela média (cerca de 500 g), limpa e cortada em pedaços de 2,5 cm
Sal
1 xícara (chá) de aipo picado
1 xÍcara (chá) de cebola picada
Pimenta-do-reino
¼ xícara (chá) de azeite de oliva
4 tomates, sem pele e sementes, picados
1/3 xícara (chá) de vinagre de vinho misturado com 1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de alcaparras, escorridas
4 filés de anchovas, picados (opcional)
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão picadas ou 1 colher de sopa, se desidratada
¼ xícara (chá) de azeitonas pretas, picadas
¼ xícara (chá) de salsa

Ponha a berinjela numa peneira, salpique-a com sal e deixe escorrer seu líquido por cerca de 30 minutos. Enxagúe seque-a delicadamente.
Numa frigideira, em fogo médio, refogue por uns 10 minutos, na metade do azeite de oliva, o aipo, e a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino, mexendo de dez em quando. Retire do fogo e reserve. Ponha na frigideira o restante do azeite e aqueça-o em fogo médio. Junte a berinjela e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 6 a 8 minutos ou até que ela adquira uma tonalidade escura. Acrescente a mistura de aipo e cebola, o tomate, o vinagre, as alcaparras, as anchovas, a polpa de tomate, o manjericão, o sal, e a pimenta-do-reino, e cozinhe em fogo brando, semitampada, mexendo de vez em quando, por 15 minutos. Acrescente as azeitonas, a salsa e corrija o tempero, a gosto. Deixe esfriar, cubra e sirva no dia seguinte. (Rende 6 porções)

Dieta Mediterrânica

O verão está chegando, muito sol, pouca roupa e aquela vontade de todos os anos nessa mesma época de entrarmos em forma e arrasar nos modelitos vaporosos, seja na praia ou em um simples passeio pela cidade.
Devo dizer que duas nacionalidades neste quesito sabem o que fazem: os franceses e os italianos. Em sua maioria não são propensos a dietas loucas, comem de tudo, o que eles fazem de diferente? Simplesmente eles sabem viver. É necessário entender o Savoir-vivre. Tem até um livro sobre o assunto, Porque as francesas não engordam?,  antigo, mas ainda válido para tentar compreender este estilo de vida. Mais do que uma dieta elas propoem uma reeducação alimentar.

Não custa nada tentar, mas vamos ao que interessa.
Esse gráfico é bem explicativo, lembre que as porções são pequenas.





quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Valdonês dos Santos Ribeiro - Pintor

Toda arte deve ser prestigiada e Graças a Deus não só de jogadores de futebol e mulatas com samba nos pés o nosso País é feito. Ele também é feito por gente talentosa que se dedica a arte e sobrevive dela.
Valdonês dos Santos Ribeiro, nasceu em Porto Franco/MA, prefere ser citado como um artista sem estilo definido, segundo ele:   
“ A pintura é uma maneira diferente de viver e de contribuir com o registro de uma época”
“O ato de pintar para mim é um mundo fantástico, mágico, pois busco nas coisas mais simples do cotidiano seu valor real de expressão, para depois apreciar e deixar que todos o aprecie”.

Valdonês usa as formas do cubismo de Picasso em um trabalho onde confunde as figuras do primeiro plano com o fundo da tela, provocando uma mistura inusitada de grande efeito. Esse trabalho, que exige a dedicação de muito tempo e esforço, serve principalmente para mostrar o grande talento com que o artista lida com as idéias. Não se trata só de um talento com os pinceis. É também um talento criativo e uma enorme profusão de idéias. Qual o efeito disso no observador? Olhar os quadros de Valdonês permite muitas interpretações e muitas divagações, devaneios da imaginação, viagens pelo mundo da mente e das emoções. Ele tem perfeita consciência disso e nenhuma preocupação com o assunto. O quadro é do observador, tanto quanto do autor e cada um o vê com os olhos da alma”. (Rê Rodrigues, do site Cyberartes)


Eu particularmente entre essas duas obras prefiro a do São Francisco, mas como na maioria das coisas, tudo é uma questão de gosto pessoal. Eleja a sua! As obras estão a venda e para maiores informações você pode consultar o próprio pintor.


domingo, 4 de novembro de 2012

Jogo Americano

Adoro Jogos Americanos, acho práticos. Acabei de terminar mais um trabalho mas infelizmente sou péssima fotografa.



Trabalhos Ziriguidhum
100% Algodão
30 x 46 cm
Preço Unidade: R$ 25,00 (frete não incluso)